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Por O Setor Elétrico: CPFL Paulista chega à marca de 5 milhões de unidades consumidoras

Empresa, que deu início à história do grupo em 1912, está entre as distribuidoras de energia com melhor indicador de qualidade do Brasil

A CPFL Paulista, responsável pelo fornecimento de energia elétrica a 234 municípios do interior do estado de São Paulo, comemora este ano um marco histórico: 5 milhões de clientes (unidades consumidoras) atendidos em sua área de concessão, que possui mais de 90 mil km². “Energia elétrica é o que impulsiona progresso e qualidade de vida. Estamos contribuindo, portanto, para que esses atributos façam parte da vida de 5 milhões de famílias, ou seja, mais de 15 milhões de pessoas”, afirma Roberto Sartori, diretor-presidente da distribuidora.

Segundo Sartori, para estar sempre um passo à frente das necessidades dos clientes, a CPFL Paulista tem feito investimentos históricos. Só nos últimos 3 anos, foram mais de R$ 5 bilhões destinados à expansão, modernização e manutenção dos 133 mil quilômetros de redes de distribuição. “No primeiro semestre deste ano, por exemplo, oficializamos a ampliação, modernização ou inauguração de 8 subestações, chegando a quase 300 em toda a nossa área de concessão. Tudo para garantir uma estrutura cada vez mais robusta e moderna, preparada para dar suporte ao desenvolvimento socioeconômico das cidades em que estamos presentes”, afirma, Sartori.

Os investimentos consistentes, planejados para apoiar o futuro, refletem em um fornecimento seguro e de qualidade, reforça Sartori. “São quilômetros de novas redes, além de mais subestações, com tecnologia de última geração, e instalação de estações avançadas em localidades distantes dos grandes centros, para garantir agilidade no deslocamento de nossas equipes no atendimento a ocorrências. Tudo isso faz com que sejamos capazes de dar uma resposta rápida aos impactos causados por tempestades extremas na rede, por exemplo. Eventos cada vez mais frequentes em nossa área de concessão”.

Reconhecimentos

A CPFL Paulista está entre as distribuidoras com melhores indicadores de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) do Brasil em 2023, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC é um dos indicadores mais importantes do setor de energia, pois avalia, de forma padronizada, o desempenho de todas as distribuidoras em relação à qualidade da prestação do serviço. A empresa também ganhou o prêmio Abradee 2023 em Responsabilidade Socioambiental e foi reconhecida como a segunda melhor distribuidora da região Sudeste, na categoria das concessionárias com mais de 500 mil unidades consumidoras.

Segurança: um compromisso inegociável

E não basta entregar serviços de qualidade. É preciso fazer com segurança, primeiro valor da companhia. Um compromisso inegociável da CPFL Paulista em todas as atividades que realiza. Também é uma causa que a distribuidora não mede esforços para engajar toda a população. Para isso, criou o Guardião da Vida, um movimento permanente de disseminação da cultura de segurança em relação à rede elétrica. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos e perigos de atividades associadas à eletricidade. São palestras gratuitas, campanhas temáticas e conteúdo consistente disponível no site www.guardiaodavida.com.br. Em 2023, foram investidos R$ 3, 4 milhões no programa.

Este ano, com o uso de Inteligência Artificial integrado a uma das plataformas mais acessadas para trocas de mensagens atualmente, a empresa lançou o Guardião no Zap, mais um canal para reforçar as ações do programa. O chatbot responde a dúvidas da população, fornece orientações complementares e direciona para conteúdos mais profundos sobre segurança na hora de construir, reformar e pintar a casa, quando uma tempestade se aproxima, se árvores estão próximas à rede, entre outros temas. Tudo em tempo real. Basta adicionar o número (19) 2042-1572 à lista de contatos.

Empresa centenária, comprometida com o futuro

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) foi fundada em 1912 pelos engenheiros José Balbino de Siqueira e Manfredo Antônio da Costa, da Escola Politécnica da USP, dando início à história do grupo CPFL no Brasil. Motivados pela aceleração do processo de industrialização no estado de São Paulo, os empreendedores montaram a empresa de energia acreditando no crescimento da eletrificação urbana. Naquela época, o compromisso com o futuro, por meio de uma atuação que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, entrou para o DNA da companhia. Nos anos 30, a empresa administrou os bondes elétricos que circulavam em várias cidades paulistas. Na década de 50, já prestava serviço para quase um terço do estado, atendendo a 155 municípios e 223 mil consumidores.

Atualmente, explica Sartori, esse compromisso está materializado no Plano ESG 2030 do grupo, que possui 23 metas distribuídas em quatro pilares. A descarbonização das próprias operações, para reduzir o impacto de sua atuação no meio ambiente, é um dos temas endereçados. “Para isso, a empresa monitorou suas emissões, por meio de inventário de gases de efeito estufa (GEE), elencou as principais atividades que afetam sua pegada de carbono e definiu metas de redução.” A partir de 2025, a CPFL será carbono neutro. “Entre as ações planejadas estão projetos de projetos de eficiência energética e eletrificação da frota”, adianta o executivo. Um dos objetivos, por exemplo, é que, pelo menos, 15% da frota pesada da distribuidora (caminhões operacionais) seja movida totalmente a energia elétrica.

A companhia também se tornou um dos maiores investidores brasileiros em arte e cultura, por meio de sua plataforma social, o Instituto CPFL. “Somos uma empresa comprometida não apenas com a transição energética, em um cenário de mudanças climáticas, mas também com a transformação social das comunidades em que atuamos”, completa Sartori. Fundado em 2004, o instituto atua em 5 grandes frentes: CPFL nos Hospitais, CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil China, Circuito CPFL e Café Filosófico CPFL.

 

Por O Setor Elétrico, em agosto de 2024

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